quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Para um novo recomeço


Somos responsáveis por nossas escolhas e pelo resultado delas. 
Diante disso lhe digo que não somos obrigados a ser inflexíveis, que muitas vezes voltar atrás, pedir desculpas, recomeçar do zero são necessários para terminarmos de escrever nossa história e devemos  aprender com nossos erros.
Você é especial para alguém a medida que um dia desejaram-lhe que estivesse ao lado desse alguém como companheiro. 
Porém quando não podemos ter alguém ou algo que desejamos é preciso serenar os sentimentos e apenas desejar que cada um alcance a sua felicidade, cada um em seu caminho.
Assim é com as outras pessoas e com as coisas as quais nos acostumamos a ter e conviver.
Muitas vezes o novo caminho vai ser triste, monótono ou diferente, ou até árduo, porém o tesouro mais importante é carregado dentro de nós mesmos para que este caminho seja repleto de felicidades.
Resignação,( mas não conformismo), disposição, saúde mental, ambição, determinação. Sentimentos estes que não se compram em loja nenhuma e são essenciais aos recomeços. Não tema as horas de crise, certamente elas estão aí para que aprendamos e tiremos dela uma lição e uma nova missão. A missão pode ser aprendermos a viver com pouco, assim como o pescador que a cada dia busca seu alimento ao mar. 
Mas também pode ser repensar as companhias que nos rodeiam ou até mesmo refazer as velhas perguntas ditas no caipirez goiano: Oncotô e oncovô? 
Responder perguntas como essa parecem simples mas exigem um planejamento para os nossos próximos cinquenta anos de vida e se pensar bem, é apenas o tempo que nos resta por essa vida. Olhamos para trás e esses mesmos cinquenta passarão tão rápido e com certeza os próximos cinquenta futuros anos, serão mais rápidos ainda. Com a diferença que agora somos mais exigentes, mais seletos e sabemos perfeitamente o que queremos ou não para nossas vidas. E se vc pensar bem, este tempo dá de sobra para termos uma vida simples e confortável. 
É certo que a vida continuar exigindo de nós escolhas e responder perguntas todos os dias, porém agora é bem mais fácil  discernir o que nos faz bem e o que é preciso para sermos felizes. O resto é sobra é desperdício.
Quantas foram as vezes que sentimos a liberdade e o prazer de caminharmos na praia e tocar os pés na água gostosa? 
Tudo isso prá dizer que não precisamos muito além de uma casinha pequenina (nosso coração), onde possamos receber nossos melhores amigos, fazer o que mais amamos e viver cada dia como se fosse o ultimo. Tudo isso para  dizer-lhe que muitas vezes sonhamos grande o sonho de outras pessoas, de nossos filhos... Deixemos que cada um sonhe o que é seu, de direito e por escolha.
Muitas vezes nos vimos envolvidos num mundo tão complexo quando só precisamos de viver, um dia de cada vez. 
Por isso meu amigo, não reme contra a maré das coisas que a vida nos mostra a cada dia, siga a sua melhor intuição e não o modelo de alguém ou de alguns. Os problemas se apresentam todos os dias para todos e o que nos faz diferentes e a maneira como eles nos afetam em nossas vidas. 
Muitos vão usá-los para grandes lições, outros para justificar suas derrotas.
Eu espero ter dito algumas palavras que lhe toquem o coração e que sejam relembradas a cada decisão, a cada escolha que você fizer de agora em diante. Não como palavras a ferirem-lhe a mente mas como um mantra de que tudo é possível e vc pode conseguir. E  que o importante é ser feliz por que a vida escorre entre nossos dedos feito agua, é é necessário bebê-la para matar a nossa sêde e não nos preocuparmos em segurá-la para que ela não escorra. Pense nisso e boas escolhas!

2 comentários:

  1. Este texto escrevi quando seti qe um amigo estava com problemas, o que ele confirmou dias depois. Procurei falar com minha alma e para que pudesse ajudá-lo de alguma forma e ele me respondeu:

    Andrea,

    impossível não ficar muito emocionado com as palavras mais belas que recebi nos últimos...sei lá, parecem mil anos.
    Obrigado pelo carinho, obrigado pelo caminho, obrigado por me fazer sentir perto, mesmo distante.
    Impressionante como tudo que voce disse, faz muito sentido e, realmente tenho vontade de ser flexível, a questão é nem ter idéia de por onde começar. To falando do ponto de vista prático mesmo.

    Voce diz que eu sou luz, mas luz é voce.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Andrea, as nossas escolhas sempre trazem consequências não é?
    É preciso amar, mas amar primeiramente aos nossos princípios, vontades e desejos além de nós mesmos.


    Sö assim ficaremos bom com o todo.

    felcidades, que suas escolhas sejam acertadas.
    Bj, CON

    ResponderExcluir