sábado, 6 de julho de 2013

A falsa elite cultural portuguesa


Partindo do principio que sou responsavel pelo que eu falo nao pelo que vc quer ouvir, e que se eu ferir susceptibilidades a responsabilidade e de cada ferido com sua consciencia, e que venho aqui expor minhas impressoes sobre a "elite Portuguesa".
Devem estar se perguntando por que falas elite? E essa e a parte da resposta mais complicada.
Ao chegar pelas terras lusas a primeira coisa que me preocupei foi manter meu ritmo e como trabalho que e bom pra brasileiros com nivel intelectual aqui e so para convidados e olhe la, eu resolvi fazer o que fiz a vida inteira, investir em cultura e conhecimento.
Matriculei-me num mestrado de empreendedorismo que o final das contas foi cancelado pela Universidade por numero insuficiente de alunos. Dai comecamos a perceber a falta de planejamento dos cursos da Universidade.
Ate ai tudo bem, minha segunda opcao foi Gestao de Unidades de Saude, ja que eu trabalhava a quase 29 anos nessa mesma area e como administradora de empresas poderia acrescentar algo mais o meu curriculum que a essa altura tinha mais de 400 paginas e milhares de horas so em cursos na area, fora as duas graduacoes superiores e as cinco pos entre MBAs, especializacoes, etc. etc.,
No primeiro dia ja senti o nivel pesado e a decepcao bateu na minha cara da forma mais infantil que eu jamais poderia imaginar.
O que eh das ex colonias ou estrangeiros nao tem valor, mas os britanicos sao ouvidos quase 100 por cento nas radios e nos shows. E ha uma necessidade aqi de se postar tudo em ingles ou de mostrar-se britanico. Mas no Brasil tambem isso e assim, porem bem menos acredite! SE vc leu a verdadeira historia de Portugal por uma serie de autores vera que a Inglaterra foi uma das principais responsaveis pela degradacao da sociedade portuguesa quando da ida do Rei para o Brasil. Mas como o veho ditado diz acad povo tem o governo que merece e isso cabe as demais areas inclusive a cultura. Da prmeira vez que assiti uma aula no mestrado aqui o professor chegou dizendo well... em ingles porcamente mal falado e ja imperou aos quantro cantos: Proibido consultar sites brasileiros. Dai vc ja pode imaginar a barra que e ser de um pais de origem africana por aqui. Ah e me esquci de dizer que outra professora tambem proibiu os sites por que segundo ela falamsos brasileiro dai a deixa pra eu me levantar muito elegantemente, rsss e dizer que a lingua oficial do Brasil e o portugues e que eu desconhecia essa lingua a qual ela se referia. Matei a pau e ela pos o rabo entre as pernas. Dai amiga Simone vc imagina o teor de discriminacao que passam a Marisa e o Mia Couto assim como foi Saramago que preferiu partir do pais e se refugiar na vizinha Espanha. Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário