terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Meu tio Edmundo, meu exemplo de pai.











Tio Edmundo,
É, e não é que pai não é só aquele que carrega o nosso sangue?
Pai é o nosso criador, onipotente, oniciente e onipresente.
Mas pai também é aquele que na nossa vida é o nosso maior exemplo de criador.
E durante meus 46 anos de vida tive a oportunidade de conhecer um grande exemplo. Ironia do destino esse exemplo me adotou em sua casa desde os meus treze anos. Me confiou sua filha pra que eu amadrinhasse. Quer maior exemplo de consideração?
Hoje não vim aqui falar do profissional, nem do pai Edmundo.
Hoje quero relembrar do Edmundo que tantas vezes brindou cervejinha geladiiiiiiiiinha!!!!!! Do homem sorridente que contava as piadas pra nos fazer sorrir entre meio aos amendoins.
Do homem cansado que deitado na rede, olhava o horizonte, contemplando o fruto do seu trabalho nas encostas dos morros da sua fazenda. Fruto do seu suor e inteligencia!
Me lembro do tio Edmundo ouvindo Adriana Calcanhoto, Gino e Geno quando íamos buscar queijinho de trança que ele gosta tanto lá no Passaquatro na camionete dele.
Me lembro que meu primeiro ovo de páscoa, quem me deu foi ele, meu grande tio Edmundo.
Da primeira vez que tive a oportunidade de ver o mar azul, lindooooooooooooo, tambem foi um presente do meu tio Edmundo.
Foi a primeira vez que uma presença masculina de pai, se sentou ao meu lado e me ensinou regras de matemática. Foi este homem bom e cavalheiro que me presenteou com uma linda família de primos irmãos que amo. Mas é claro, ele me deu irmãos lindos e eu lhe cedi a mãe perfeita, heheheeha , a minha tia Wealth. Sem ela a história estaria incompleta!
Mas esses dois formam um lindo casal desde quando me lembro por gente.
E ao lado deste paizão, aprendi o exemplo de trabalho, de respeito, de caráter, emfim, o verdadeiro exemplo de pai que está sempre com os pintinhos a volta. Cada ano que passa a família aumenta e se torna mais unida e feliz.
Tenho tantas saudades tuas tio! Tantas que me derreto em lágrimas toda vez que retorno a essa carta para tentar terminá-la. 
Como eu o admiro, mesmo com esse jeito fechado de sagitariano, por que tenho certeza que por trás deste homem sério tem o filho mais amoroso e fiel que conheci. Que jamais deixou de dar carinho e o que quer que fosse aos seus pais, dona Placídia e seu Juca que me trataram sempre tão bem.
Por que conheço o paizão Edmundo que sempre que pode está com seus filhos a sua volta e nunca os abandona. Aconselhando quando deve e repreendendo quando acha que necessita.
Um homem que se fez sozinho, estudou e se fez um profissional de tão grande gabarito que se houve falar do senhor nas melhores rodas do Estado de Goiás, como um dos melhores engenheiros orçamentistas que esse Estado já teve. Fez seu patrimônio por meio do trabalho, fruto da sua inteligencia. E deste homem eu leguei pela convivência, a honestidade e o orgulho de fazer sempre bem feito.
E por isso sei do seu orgulho em olhar por aqueles morros em volta da casa da chácara e do brilho que deve sair dos seus olhos quando vê que tudo aquilo é fruto do seu trabalho. Também quero que seja orgulhoso de cada filho que tem: Elka, Cynthia, Junior, Giuliana eu e Isabela, pois que todos nós somos orgulhosos de ti e que nenhum de nós temos vícios ou somos preguiçosos. E que aprendemos com seus bons exemplos, venha esse aprendizado tarde ou não.  Todos nos nos orgulhamos de tê-lo como nosso pai.
Posso não ter sido a melhor sobrinha, mas me sinto orgulhosa de ter tido a oportunidade de conviver no seio dessa família onde um homem bom me permitiu entrar e me tratou como gente! Que jamais sequer ousou colocar um dedo em mim ou me desrespeitar. Um homem que faço questão que meus filhos e quiçá meus  netos, vejam como o melhor exemplo de filho, pai, esposo e amigo que conheço.
E pra terminar, como naquele email que me mandou do Pedro Bial, que diz que "morrer é um exagero", concordo e acredito que  a morte é apenas uma passagem, pois a essência de todos aqueles que ajudaram construir nossas almas jamais morrerão em nossos corações.
Tio , obrigada por tudo e tenha certeza que não vejo a hora de lhe dar um abraço não só por este seu aniversário mas em agradecimento por tudo aquilo que significa e significou em minha vida como ser humano.
Obrigada de todo meu coração e Feliz aniversário

Nenhum comentário:

Postar um comentário