quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Tamanho de nós mesmos!


Queridos amigos!
Estar aqui e não participar com voces nessa nova conquista de pertinho é uma sensação de estar me afastando mas ao mesmo tempo tenho a impressaõ do dever cumprido, a impressao da mãe que deixa os filhos pra que eles caminhem com os próprios pés.
Muitas vezes deixei de viver para que a qualidade dessa Instituição não perdesse seu rumo. E a vida passou, deixei de viver muitos momentos bons, deixei de gozar as folgas ganhas no caça-idéias, deixei de ficar um pouquinho mais na cama quentinha pela manha, deixei de chegar mais cedo pra dar um abraço nos meus filhos e tantas outras oportunidades que deixei passar para que a “peteca” não caísse.
Mas a peteca não só não caiu, como tambem agora com minha ausência o jogo continua a todo vapor, e neste terceiro tempo voces conquistaram mais uma vez a recertificação.
Não imaginam o orgulho que tenho de todos voces, do trabalho que eu fiz, das bolas que perdi neste jogo mas principalmente das vitorias que conseguimos juntos. O mundo aqui fora não quer saber se existimos, ou se existe uma empresa nos confins do Brasil que se preocupa com a melhoria continua. Por que a mudança, ela é lenta e não é visivel aos nossos olhos de pobres mortais meus amigos.
O mundo não sabe da existencia de um grupo tão coeso, e nem sabe que a Adriane, a Nasrah, o Adão, a Adriana, a Drielle, a Liliana, a Luciana, a Maria das Graças, a Maria José, a Arisa, o Pedrinho, a Cassia, a Solange, a Darciene, O Thibério o dr. Geraldo, a Denise, o Dr. Bento, o Durval a Denise a Auxiliadora,e todos os outros que são muitos, (sendo impossivel nomear a todos e por isso peço-lhes desculpas) e que acreditam nessa Intituição. O mundo não sabe de nós e quem liga a isso? Por que importa a nós e somente a nossa consciencia do dever cumprido, da tarefa realizada, da auditoria acertada. O mundo não imagina que no centro de um pais tao desigual existe um grupo tao coeso, tão igual em seus propósitos. Quando eu quero ver o tamanho que eu sou eu abro a net e vejo um mapa do mundo e ao ver o tamanho deste, tento imaginar-me como um pontinho. Talvez o meu pontinho seja tão insignificante vendo neste contexto. Mas se ampliar mais a minha visão e imaginar nosso sistema e imaginar todos os planetas , aí sim eu não reperesentaria quase nada. E se eu aumentar mais ainda minha visao e tentar imaginar a galaxia e o universo eu poderia me frustrar. E eu, o meu pais, a minha cidade, o meu planeta, o nosso sol, o universso de Deus, poderíamos não significar nada. Mas se eu retirasse qualquer peça deste cenario como o sol por exemplo, tenho certeza que nada seria do jeito que é, sem luz não haveria vida, não haveriam sonhos, nem conquistas, nem nada que valesse a pena lutar.
Tudo isso é pra dizer que apesar de pequeninos temos uma razao de existir, entao comecei a comparar cada pessoa com o sol, pra perceber que mesmo pequeno perto do tamanho do nosso sistema, sem o sol não existiriamos. Cada um de nós somos um sol neste exato momento! Temos a oportunidade de brilhar a cada dia, de aquecer, de fazer nascer vida, de fazer crescer. E pensando assim vejo que a constelação de amigos que deixei aí fazem jus aos seus objetivos, seus projetos. Uns sois não são tão brilhantes, outros mal se preocupam com seus raios, outros se escondem por entre as nuvens. Diferentes um dos outros tambem somos parecidos em algumas coisas, e pelo menos um objetivo temos em comum em nossas vidas. Sermos felizes, é essa a verdadeira razão para que todos nasçamos e estejamos aqui. Sermos felizes, fazermos a diferença pra nós mesmos. Mas o bom desta historia toda é saber que podemos fazer a diferença tambem pra um colega, pra um amigo, um vizinho…. Podemos fazer a diferença para uma cidade linda que se chama Goiania, fazemos diferença para que o IPASGO seja a Instituição referencia que queremos que seja. Podemos fazer a diferença pro nosso pais, pro mundo, pro universo, mesmo que sejamos pequeninos pontos, mesmo que quase imperceptíveis podemos contar e criar histórias. Contar historias é bom, mas sermos meros expectadores não parece ser muito lá divertido. Por isso o bom é saber que somos estrelas, sois no universo de varias pessoas, que podemos, criar, fazer feliz, e ate fazer chorar. A razao de tudo é ser feliz, mas existem pessoas que alem de serem felizes, fazem feliz o proximo e que não se importam com o tamanho das pessoas e tudo isso pra lhes dizer que aqui onde estou na velha Europa viveu Willian shakeaspeare um poeta que muitos de nós não imagina o quanto ele embora se encontre longe , está bem perto de nós. O poema que segue é dele, quero que reflitam sobre ele e sobre tudo oque aqui escrevi e talvez possam perceber o tamanho de cada pessoa, cada amigo que deixei aí.
Procurei ser uma gigante em varios momentos da vida, e alternando entre altos e baixos na minha pequenez descobri que o meu lado melhor e maior foi justamente quando juntos contruimos um IPASGO melhor , um mundo melhor. Parabens pelas vossas vitórias as quais considero minhas tambem! Um brinde a vida!
Cada um de nós é do tamanho que quer ser. 
                Andrea Mª Peixoto Fael

O Tamanho das Pessoas. Shakespeare

O tamanho varia conforme o grau de envolvimento

Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu,

quando trata você com carinho e respeito,

quando olha nos olhos e sorri destravado.

É pequena para você quando só pensa em si mesmo,

quando se comporta de uma maneira pouco gentil,

quando fracassa justamente no momento em que

teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:
A amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.

Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida,

quando busca alternativas para o seu crescimento,

quando sonha junto com você.

É pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende,

quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela,

mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento,

pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade:

As pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.

Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros,
mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.

O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande.....
É a sua sensibilidade sem tamanho..."