terça-feira, 13 de outubro de 2009

Carta ao meu tio Edmundo.























Bom dia!!!!!

Hoje aqui é comemorada o 92 aniversário da peregrinação de Fátima. Está acontecendo em Fátima uma missa desde as sete da manha. E ontem houve a celebração das velas durante a noite. É linda!
Quando abro o pc hoje deparo-me com a primeira mensagem, de quem?
Na verdade já havia recebido outras mas como meu pc ainda está com problemas quando entro praticamente é só pra ler notícias e nao tenho respondido minhas mensagens. Mas hoje é um dia especial!
Não por causa das comemorações em Fátima ou de nossa Senhora Aparecida ontém no Brasil, mas por que abro meu coração para um grande amigo.
Há muito, tenho preparado palavras no meu espírito para dizer a um homem que é a minha melhor e maior referencia como bom pai, filho, cristão, esposo e amigo.
Tio Edmundo, apesar de distante o senhor e a tia Wealth moram em meu coração. Acreditem, me lembro de vocês em todos os dia da minha vida. Minhas lembranças começam nas suas visitas a casa da vovó onde aquele moço lindo chegava sempre com muita educação e sentava-se na sala num sofá verdinho claro de três lugares ao lado da cadeira de balanço e em frente à TV "Voz de Ouro". Nessa hora quando da sua visita, notava que a casa ficava em polvorosa, as crianças: meus tios e eu, sabíamos que a mesa da cozinha ficaria cheia de quitandas e bolos que começavam a cheirar desde após o almoço.
Me lembro que um de meus tios já ficava olhando lá na esquina do campo do Atlético e quando a visão alcançava e que se via o bonito rapaz apontando, logo alguem dava o grito: lá vem ele!!!!!
A partir daí a criançada era um agito só. Tia Wealth sempre calma depois de passar a tarde fazendo bolos e biscoitos, aparecia linda com aqueles longos cabelos negros lisos e muito bem penteados cheirando a um perfume gostoso que ainda me lembra minha infãncia. Um perfume que veio se juntar aos bolos gostosos, cuja travessa ela sempre me oferecia para eu passar os dedinhos e lamber. Além do perfume da chuva batendo na terra no quintal que regava as imensas árvores que jamais hei de esquecer: o abacateiro, a mangueira, os pés de amora, o limoeiro, os pés de mamão e de mamona, algumas hortaliças que vez ou outras eram plantadas e as folhagens que minha avó cultivava com tanto carinho. Ah, aquelas flores, aqueles odores de infãncia, jamais pude esquecer!
Quando meu tio Edmundo chegava nem precisaria tocar a campanhia por que os meninos, todos estavam a postos esperando-o como se fosse um rei, como um nobre que nos fizesse uma honrosa visita.
Lembro-me que minha mãe ainda não estava em casa ou quase sempre estava chegando, ainda tinha tempo de ajudar tia Wealth e a vovó a servir as quitandas.
Não me lembro do que falavam , acho que tão pouco entendia o que diziam. Mas me lembro do zum zum de conversas na sala, entrecortada por algumas risadas.
Se pudesse tirar uma foto da tia Wealth, seria a foto da própria felicidade! Quando via os dois pelas frestas da cortina que separava a cozinha da sala, era como se visse um casal de atores de Hollywood: lindos, formavam um casal perfeito.
E é essa visão de casal perfeito que trago até hoje em minhas memórias. Quando veio o dia do pedido do noivado, lá estava eu de novo naquela casa espreitando o burburinho entre as frestas das cortinas. Me lembro que meu tio Edmundo as vezes trazia bombons para tia Wealth e ela no seu ímpeto de carinho costumeiro, sempre me presenteava com alguns.
No dia do noivado lá estava eu novamente, vestida com um vestidinho curto de bolsinho na frente com um capuz, me sentia a própria chapeuzinho vermelho! O noivado foi no apto do edifício Cintia eu acho, me lembro novamente do burburinho das pessoas e de taças de champanhe que tilintavam no momento do brinde.
No dia do casamento, nunca ví mulher mais bela, aquele vestido branco cheio de miguêsinhos espalhados no peito a cair como se fosse uma cascata. Os cabelos muito bem penteados e o véu longo e lindo como se fossem as águas da cascata a escorrer pelo chão da igreja, Me lembro de que meu irmão Alessandro ainda pequeno ao atravessar o corredor da entrada correndo pisou-lhe o véu e quase provocou um desastre. Felizmente nada aconteceu alem de um desconforto que minha tia com toda a classe que só ela tinha , não deixou nada passar, além da primeira lembrança que tenho de meu irmão de sua primeira traquinagem.
A Igreja, estava cheia e eu eu nunca contei a ela mas durante muitos anos guardei a mágoa de não ter sido sua dama de honra. E ao ver aquela moreninha linda com o nome de Giselle com aquele vestidinho vermelho carregando as alianças despertou em mim o meu primeiro momento de ciumes de que me lembro na minha vida. Até hoje nao sei o por que de nao ter sido escolhida para sua dama de honras, certamente a dificuldade financeira que minha mãe passava a época deve ter sido o motivo de eu não ter sido sua dama. Minha mãe por outro lado me lembro de não medir esforços para ajudar na preparação daquele casamento. Talvez por que como ela não teve o dela, se esmerou para que a irmã tivesse do bom e do melhor.
Me lembro da veneração que minha mãe tinha pela tia Wealth, pela forma carinhosa que ela sempre se referia a irmã mais velha, como se fosse ela, e eu até hoje penso o mesmo, era como se a Tia Wealth fosse o esteio daquela família. Amada por todos , era nela que se refugiavam os conselhos, as ordens, a organização da casa. De certa forma, depois que mamãe e principalmente a tia Wealth saíram daquela casa, nunca mais as coisas foram as mesmas
O ciúmes passaram, conheci Giselle e nos tornamos boas amigas, a vida passou...
Muita coisa aconteceu, assisti a muito sofrimento de minha mãezinha e o desfecho trágico com sua morte. mas a vida me reservava ainda muitas outras experiências que contribuíram para a formação de meu carater.
Por volta dos 12, 13 anos não sei bem ao certo depois da perda da minha mãe, fugi de casa por maus tratos por ter descoberto uma série de verdades assombrosas e que certamente marcariam minha vida inteira. Posso traduzir aquele dia como se após tivessem ateado fogo não ao meu corpo, mas à minha vida à minha vida e depois num súbito, jogassem agua à ferida viva. Foi um dos momentos mais difíceis, saber toda a verdade daquela forma e foi a partir daquele fato que minha vida passa por um novo marco.
Tios Edmundo e tia Wealth tomaram a decisão de assumir a responsabilidade sobre mim, oque não deve ter sido nada fácil para eles essa decisão. Foi a partir dessa época que conheci o verdadeiro exemplo de um pai.
Esse homem que me recebeu em sua casa como se fosse da sua família, nunca me levantou a mão e sempre , sempre me deu bons exemplos. Me alimentou, me tratou com carinho, recebeu de braços abertos. Alimentou também a raiz do que hoje eu entendo por ética, respeito , paternidade, honestidade, caráter e amor. Com o senhor, eu senti oque era o exemplo de um bom pai, de marido dedicado, de amigo fiel, de homem responsável e de bom caráter. Foi seu o meu primeiro presente de Páscoa, o meu primeiro chocolate. A palavra Páscoa significa renovação e assim como o chocolate tive com o senhor a renovação em minha vida. A partir do momento que coloquei os pés na sua casa que me foi aberta com tanto carinho, conheci um mundo novo, ganhei o mais belo presente que poderia ganhar, uma afilhada linda e maravilhosa, alem dos exemplos de uma família, foi a partir dali que a Andréa começou uma nova etapa em sua vida, cheia de altos e baixos mas sempre me mirando no exemplo da família que um dia me aceitou para me servir na mesma mesa e dormir no mesmo quarto de suas filhas. Essas lembranças e as lições que eu alí recebi jamais poderei esquecer e é por isso que me sinto parte dessa família nos momentos que ela se reúne, nas datas especiais. E é por isso que faço questão que meus filhos convivam com esta família, por serem o exemplo de família, mais bonito e bom que eu tive em toda minha vida.
Hoje não é certamente o momento ideal para agradecer tudo oque me proporcionaram, mas ainda nos reuniremos e terei a oportunidade de o fazer pessoalmente. Mas não poderia deixar de dizer hoje o que talvez não possa ter a oportunidade de fazer posteriormente. E quanto mais cedo souberem o meu carinho e amor por vocês, mais meu coração fica aliviado.
Tio Edmundo obrigada por tudo, e saiba não tenho sequer um único motivo que desabone todos esses anos de convivência ao seu lado. E me permita falar o que vem ao meu coração e que nossos filhos muitas vezes têm receio de dizer-nos. Eu te amo, o senhor é para mim o maior e melhor exemplo de pai que conheço.
Beijos da sua filha Andréa.